Coifas e Rufos Residenciais
Telhado de Beiral
Telhado de beiral é aquela última fileira de telhas que forma a aba do telhado e que constitui aquela parte de telhas que excede a limitação da edificação. Mais comumente falando é aquele “pedacinho” de telhas que fica para fora da área construída.
A principal finalidade desta estrutura é garantir que as águas da chuva não escorram sobre a fachada tanto dos edifícios como das residências, o que causaria infiltrações entre outros danos. Essa é a grande vantagem, evitar que a água escorra sobre a fachada, aumentando dessa forma a vida útil das paredes e revestimentos externos. Independente do tipo de construção, pintura ou alvenaria haverá menos desgaste recebendo menos água da chuva como também diminui a área direta do sol. Desta forma diminui o calor dentro do ambiente.
Telhado Embutido
Os projetos de casas com telhado embutido estão sendo cada vez mais comum, e a opção é ideal para que está em busca de uma fachada moderna e com estilo contemporâneo.
- Maior resistência do material.
- Telhas com custos mais baixos.
- Possibilidade da escolha estética das telhas.
- Maior conforto térmico e acústico.
- Menor custo com manutenção.
O tipo de telha para essa opção
Com telha: nesse caso é comum optar pela telha de amianto, assim ela é colocada sobre a laje e fica escondida por trás da parede da fachada que nesse ponto é chamada de platibanda. Essa escolha apesar de mais econômica, não é ecológica (traz riscos a saúde) e péssimo isolante térmico.
Com placas pré-moldadas: a opção é um pouquinho mais cara que a mencionada acima, mas o resultado é melhor já que garante maior controle térmico e não traz danos a saúde. Para o uso do revestimento de concreto, é preciso utilizar camadas de impermeabilização para garantir um bom resultado.
Rufos
A função dos rufos nas construções é proteger os encontros de coberturas e paredes, evitando infiltrações das águas das chuvas nas juntas entre telhados e paredes ou infiltrações por capilaridade na face horizontal de paredes de cobertura, principalmente quando o telhado tem caimento contra a parede. Sem a utilização dos mesmos, sua parede terá menor durabilidade, provocando também infiltrações, bolhas, mofos, além de estragar a pintura.